Pular para o conteúdo principal

TOP 50 - Filmes da Década de 00 - part. III



Coincidentemente, os três filmes da postagem de hoje flertam com um elemento bastante popular neste blog; mesmo com temáticas diversas e concepções artísticas diametralmente opostos pairam sobre eles camadas rugosas de solidão. Aliás, sempre quando lembro deste sentimento, ressurge em meus pensamentos a dolorosa poesia Lisbon Revisited de Álvaro de Campos; uma das estrofes, outrossim, sempre dialogou com meu lado sádico e dolorosamente sardônico, deixando explícito quem eu sou; mesmo porque, se eu fosse outra pessoa, fazia-lhes, a todos, a vontade; assim, como sou, tenham paciência; vão para o diabo sem mim; ou deixem-me ir sozinho para o diabo; pra que havermos de irmos juntos?* A par do despropósito da referida citação, deixo claro que tenho a liberdade para desvirtuar todos os textos, digitar, sem qualquer censura, o que me vier a mente. Aos poucos e fieis leitores que acompanham os desabafos daquele que vos escreve, considerem o poema de Pessoa uma delicada mesura. Eu sei: ando perorando frases sem sentido, também tenho a noção que são vocês os legitimados a pedir, pelo amor a Deus, para não serem maçados; além de tudo, confesso, apesar de não ser de companhia, algumas pessoas, principalmente aquelas que leem este blog, são bastante agradáveis; portanto, fiquem tranquilos, irei, com um sorriso no rosto e sem qualquer hipocrisia, sozinho ao Diabo, e de lá, até a chegada do Vazio e do Silêncio, trarei apenas boas recordações. Eis a primeira: tive um bom dia, boas conversas, encantadores encontros; chego em casa, é madrugada, deito no sofá, com o controle na mão procuro algo conhecido, desisto, ligo o computador, e só consigo pensar em silêncio; tenho que escrever, então, escrevo sobre ele e tento encontrá-lo. Basta! Tenho que cumprir uma promessa interna; o cinema, o cinema, eis um belo começo... o cinema...

Alguns segundos de delírio e volto ao normal, devo continuar; no entanto, antes de adentrar nos comentários das respectivas obras, gostaria de deixar publicado uma música presente na trilha do meu 44º lugar. Colateral é um típico filme de canal a cabo, reprisado constantemente em diversas emissoras, a obra de Michael Mann sempre me despertou um grande interesse; todas as vezes que estou preguiçosamente relaxando à frente da TV e encontro a película sendo exibida, revejo o filme; algum magnetismo me prende a ele, a cidade de Los Angeles, o vazio, e, é claro, Shadow On The Sun.

Staring at the loss,
Looking for a cause,
And never really sure.
Nothing but a hole,
To live without a soul
And nothing to be learned.





44. Colateral – Michael Mann – 2004


Estranho, já iniciei os comentários sobre a obra e parece que devo reestruturá-lo, um(a) novo(a) passageiro(a) adentrou em meu espaço e ainda não sei como devo tratá-lo(a). Na nossa vida, à semelhança do que ocorre dentro de um táxi, nunca sabemos ao certo quem aparecerá na próxima esquina, tampouco imaginamos que este(a) suposto(a) estranho(a) dará sinal para pararmos; durante nossa trajetória somos obrigados a conduzir pessoas com personalidades múltiplas e diversos comportamentos, algumas chatas, desinteressantes, outras, no entanto, incríveis e apaixonantes; às vezes um mero olhar nos deixa anestesiados, oferecemos carona, mesmo sem ser requisitado, na esperança do sincero consentimento. Sozinhos, depois de um dia de trabalho, qual é a inevitável conclusão? Tudo aquilo alheio ao destino, caros amigos, é mais etéreo e rutilante.

Este texto introdutório pode parecer nonsense, mas, acreditem, Colateral, nas estrelinhas, fala, em meio a um vórtice de encontros e desencontros, sobre a paradoxal solidão das multidões modernas. Jamie Foxx é a encarnação do homem contemporâneo, trabalha duro, tem poucas relações e muitos sonhos; taxista, vive o enigma do solitário, pois entre trajetórias desconhecidas, conduz qualquer um ao destino, ao lugar determinado. No vértice oposto e igualmente recluso encontramos o personagem de Tom Cruise; matador de aluguel, assim como o taxista, ele entrega pessoas avulsas à última estação, selando-lhes a sorte ao conduzi-las ao derradeiro destino. Entre os dois, está Jada Pinkett Smith; no final um deles a conquistará, um pelo o amor e o outro pela morte, destinos opostos divididos pela solidão.

Tantas reflexões e esqueci o mais importante; o trabalho de Michael Mann é soberbo, poucos conseguem filmar ação com tamanha habilidade. Mas, aproveitando o ensejo, voltarei às metáforas, afinal, hoje estou sem sono, olho o relógio e vejo que as horas estão passando, daqui a pouco é um novo dia, uma nova semana, um novo mês, um novo ano e, quem sabe, um novo olhar. Meu táxi está vazio, e só vou pará-lo quando tiver vontade, contudo, se um matador de aluguel decidir me ajudar, talvez, deixando de ser uma sombra solar, eu vire a chama capaz de complementar a prosa de alguma sequência de versos mal escritos. Aliás, vale lembrar, para concluir meus estouvados pensamentos, que no meio de tantos, ninguém irá se importar com as palavras de um reles blogueiro. Mas, a par de tudo isso, e como sou um sujeitinho atoleimado, antes de terminar, serei ousado; pedirei permissão a Fernando Pessoa para aprimorar seu canto e dizer que enquanto tardar o abismo e o silêncio procurarei, se não encontrar o amor, a solidão, a dor e o espanto.

Ish... Cruise tinha razão, quando alguém morre no metrô de Los Angeles ninguém percebe; eis, ao lado do fracasso e da falta de talento, a nossa nova dimensão do existir.  





43. O Labirinto do Fauno – Guilherme Del Toro – 2006


Serei mais sucinto neste novo comentário, tentarei evitar o desabafo sentimental, pois não quero ser, como infelizmente tenho sido, demasiadamente pedante. Como tenho poucas recordações, será muito difícil escrever sobre este filme, provavelmente já se passaram seis anos do meu primeiro e único contato com a obra; ela entrou na lista, porque, apesar do tempo, guardo a sensação agradável transmitida aos meus olhos. Em uma mistura de realidade e fantasia, Guilherme Del Toro faz uma mordaz crítica ao governo fascista do general Francisco Franco. Através do olhar de uma garotinha, a protagonista do filme, somos forçados a enfrentar dimensões paralelas; uma, repleta de criaturas fantásticas e mórbidas, e outra, habitada pelos militares, membros do Estado ditatorial; no fim, o mundo real parece ser o mais pernicioso e ignóbil, e entre a fantasia e a realidade, a primeira certamente é a melhor opção. Confesso que, sobre o enredo, estas são todas as informações ainda armazenadas em minha memória; no entanto, o roteiro não seria nada sem as imagens; todas inefavelmente belas. Aos que não viram, corram, assistam logo; àqueles que, como eu, já não têm muitas lembranças, não sejam bobos, revejam o quanto antes.


      


42. Minority Report – Steven Spielberg – 2002

Mais um filme estrelado por Tom Cruise, já são três e a lista está apenas no início; será que negligenciei aquelas obras absconsas que tanto me agradavam? Na verdade, sempre admirei o enredo e a estética de Minority Report. Uma legítima ficção científica com o requinte da influência do cinema noir, não poderia ficar alheia aos meus processos avaliativos. A ambiguidade entre o claro e o escuro, tão comum no gênero citado, aqui é substituída pelos contrastes das diversas tonalidades do azul; esta cor, cheias de nuanças e mistério, dá ao filme uma lôbrega placides perfeitamente amoldável à falsa moralidade criada e proposta pelo roteiro; pois em um sistema penal de mentira, dependente dos presságios, nada auspiciosos, de três “robôs orgânicos”, a lei, substituídas pelos desejos, perde a primazia e a importância; o penalmente relevante deixa de ser o que as pessoas fazem e passa a ser o que as pessoas desejam fazer; o dolo migra da conduta para o pensamento.

“Run, Cruise, Run”, foram estas as palavras usadas por Spielberg para definir seu filme; a frase, uma clara alusão ao super popular Corra, Lola, Corra, não sintetiza ou resume a obra, pelo contrário, além do ótimo entretenimento, o filme, mesmo assumindo uma postura humilde, é um excelente manancial de boas e más reflexões.          



FG


Obs* Este trecho faz parte da poesia Lisbon Revisited retirada do livro Antologia Poética de Fernando Pessoa da editora Ediouro. Abaixo a poesia na íntegra.


LISBON REVISITED (1923)

Não: não quero nada.
Já disse que não quero nada.

Não me venham com conclusões!
A única conclusão é morrer.

Não me tragam estéticas!
Não me falem em moral!
Tirem-me daqui a metafisica!
Não me apregoem sistemas completos, não me enfileirem conquistas
Das ciências (das ciências, Deus meu, das ciências!) ­
Das ciências, das artes, da civilização moderna!

Que mal fiz eu aos deuses todos?

Se têm a verdade, guardem-na!

Sou um técnico, mas tenho técnica só dentro da técnica.
Fora disso sou doido, com todo o direito a sê-lo.
Com todo o direito a sê-lo, ouviram?

Não me macem, por amor de Deus!

Queriam-me casado, fútil, quotidiano e tributável?
Queriam-me o contrário disto, o contrário de qualquer coisa?
Se eu fosse outra pessoa, fazia-lhes, a todos, a vontade.
Assim, como sou, tenham paciência!
Vão para o diabo sem mim,
Ou deixem-me ir sozinho para o diabo!
Para que havemos de ir juntos?

Não me peguem no braço!
Não gosto que me peguem no braço. Quero ser sozinho.
Já disse que sou sozinho!
Ah, que maçada quererem que eu seja de companhia!

Ó céu azul ­ o mesmo da minha infância­,
Eterna verdade vazia e perfeita!
Ó macio Tejo ancestral e mudo,
Pequena verdade onde o céu se reflete!
Ó mágoa revisitada, Lisboa de outrora de hoje!
Nada me dais, nada me tirais, nada sois que eu me sinta.
Deixem-me em paz! Não tardo, que eu nunca tardo...
E enquanto tarda o Abismo e o Silêncio quero estar sozinho!  

Comentários

  1. Ola escritor,como andas?
    Como de costume volta e meia visito o blog e adoro o tom melancolico que encontro por aqui.Embora tristeza demais nem sempre seja bom.A realidade é mesmo frustrante e entre o peso e a leveza descobri que a vida escolhe quando podemos desfrutar da leveza e quando precisamos carregar o peso do mundo sobre nos.
    As postagens estao pertinentes como sempre, "O labirinto do Fauno" é realmente um filmasso!diretor de renome que retoma o cinema expressionista europeu .. nao é atoa que ganhou muitas premiaçoes.De fato o livro do Milan esta em falta na livraria de minha cidade.Entretanto encontrei outras obras incriveis por la..Nao deixe de postar,tenho certeza que muita gente aprecia as dicas e as ideias aqui expressas.
    A proposito voce deveria procurar um lugar além daqui pra escrever...Talvez uma coluna num blog de cinema,musica?algo um pouco mais cultural e menos obvio.Tenho certeza que agradaria um grande publico.
    Do mais,uma boa semana (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. É ótimo ser incentivado a continuar, e sempre quando encontro um comentário seu no blog, fico muito feliz e satisfeito.
      Sinceramente, escrevo, mesmo nos textos mais melancólicos, por prazer; sendo assim, caso eu conseguisse um espaço em outro endereço, o que é difícil, teria de assumir compromissos, perderia minha liberdade de homenagear o silêncio.
      Ah... qual livro você está lendo? Confesso que fiquei curioso.
      Um abraço.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Camões vs. Gonçalves Dias - um duelo aos olhos verdes

Redondilha de Camões Menina dos olhos verdes Por que me não vedes? Eles verdes são, E têm por usança Na cor esperança E nas obras não Vossa condição Não é de olhos verdes, Porque me não vedes. Isenção a molhos Que eles dizem terdes, Não são de olhos verdes, Nem de verdes olhos. Sirvo de geolhos, E vós não me credes, Porque me não vedes. Havia de ser, Por que possa vê-los, Que uns olhos tão belos Não se hão de esconder. Mas fazeis-me crer Que já não são verdes, Porque me não vedes. Verdes não o são No que alcanço deles; Verdes são aqueles Que esperança dão. Se na condição Está serem verdes, Por que me não vedes? (poema retirado do livro Lírica Redondilhas e Sonetos de Camões da editora Ediouro) Olhos Verdes de Gonçalves Dias São uns olhos verdes, verdes, Uns olhos de verde-mar, Quando o tempo vai bonança; Uns olhos cor de esperança Uns olhos por que morri; Que, ai de mi! Nem já sei qual

Carta de Despedida

Sentir? Sinta quem lê! Fernando Pessoa Quando alguém ler estas palavras já estarei morto. Não foi por impulso, refleti muito, ao tomar esta decisão; percebi que o melhor não seria viver, mas desistir. Venho, através desta carta, me despedir de algumas pessoas; tenho, antes de tudo, a responsabilidade de amenizar a dor, causada por esta autônoma escolha, que infelizmente afligirá quem não a merece. Cansei de ser covarde, ao menos nesta derradeira atitude assumirei a postura obstinada e corajosa dos homens de fibra; não será por medo e nem por desesperança do futuro que abdicarei da existência, são razões bem mais simplórias que me autorizaram a colocar em prática resoluta solução; na verdade, talvez não exista razão alguma, esta será uma decisão como qualquer outra, e, portanto, será oriunda da mais depurada liberdade de meu espírito. Não quero responsabilizar ninguém, pois apenas eu, sem nenhuma influência exterior, escolhi por um ponto final nesta frase mal escrita

Narrativa Erótica

Um homem cansado fumava seu cigarro refestelado ao sofá, ouvia um pouco de jazz e não pensava em nada; Miles Davis, o inigualável músico americano, preparava seu organismo para uma vindoura noite de prazer. A atmosfera era cálida, desaconselhava as formalidades de qualquer andrajo ou vestimenta; em uma espécie de convite, o calor exortava-o à nudez. Não era belo, tampouco repugnante, tinha alguns atrativos capazes de seduzir mulheres mais liberais, apesar de magro possuía um corpo atlético, bem definido. Três baganas já pendiam sobre o cinzeiro, sua vitrola sibilava o ar com um doce almíscar sonoro de Blue in Green, criando um clima perfeito para possíveis relaxamentos sexuais . D e olhos fechados, aguardava, dentro de uma tranquilidade incomum, ansioso e apoplético; seus movimentos eram delicados, sincronizados, quase poéticos; levava o cigarro à comissura dos lábios, inspirava a fumaça para depois soltá-la, tentando criar figuras mágicas, inebriadas pela falta de pudor. A s