Pular para o conteúdo principal

Top 50 - Melhores Filmes

Sei que este blog é dedicado à literatura, no entanto resolvi publicar uma lista dos meus filmes favoritos. O motivo desta decisão, é simples: me deu vontade de perder meu tempo lembrando e listando todos as películas de qualidade que assisti; embora trabalhoso foi muito divertido exaurir o pensamento em busca das inefáveis lembranças cinematográficas. Provavelmente esqueci de alguma obra, pois nenhuma memória é infalível, mas não me importo, a lista só tem obras-primas incontestáveis. A única regra auto imposta foi não repetir nenhum diretor, queria homenagear o maior número possível destes exímios profissionais, portanto, muitos filmes que entrariam com facilidade na lista ficaram de fora. Pode até parecer uma heresia, em um top com este modelo, não citar Alfred Hitchcock, Roberto Rossellini, Fritz Lang, Wim Wenders, Lucio Fulci, Mario Bava, John Carpenter e tantos outros mestres que infelizmente foram excluídos, contudo não tive escolha, segui meus próprios instintos. Bem, chega de enrolação, vamos à lista:

50 - Melancolia - Lars Von Trier - 2011


49 - Blade Runner - Ridley Scott - 1982


48 - A Mãe e a Puta - Jean Eustache - 1973


47 - Amadeus - Milos Formam - 1984


46 - Amor à Flor da Pele - Wong Kar-Wai - 2000


45 - Terra em Transe - Gláuber Rocha - 1967


44 - Inverno de Sangue em Veneza - Nicolas Roeg - 1973


43 - Aguirre a Cólera dos Deuses - Werner Herzog - 1972


42 - Crimes e Pecados - Woody Allen - 1989


41 - Paixões que Alucinam - Samuel Fuller - 1963


40 - Cidadão Kane - Orson Welles - 1941


39 - Um Tiro na Noite - Brian de Palma - 1981


38 - A General - Buster Keaton - 1927


37 - A Arca Russa - Alexander Sokurov - 2002


 36 - Repulsa ao Sexo - Romam Polanski - 1965


35 - A Dupla Vida de Veronique - Krzysztof Kieslowski


34 - Taxi Driver - Martin Scorsese - 1976


33 - Cópia Fiel - Abbas Kiarostami - 2010


32 - Casablanca - Michael Curtiz - 1942


31 - Três Homens em Conflito - Sergio Leoni - 1966


30 - Crepúsculo dos Deuses - Billy Wilder - 1950


29 - Ana e os Lobos - Carlos Saura - 1973


28 - Prelúdio para Matar - Dario Argento - 1975


27 - Kill Bill - Quentin Tarantino - 2003/2004


26 - A Morte num Beijo - Robert Aldrich - 1955


25 - A Tortura do Medo - Michael Powell - 1960


24 - Teorema - Pier Paolo Pasolini - 1968


23 - O Bandido da Luz Vermelha - Rogério Sganzerla - 1968


22 - Viver a Vida - Jean-Luc Godard - 1962


21 - O Cavalo de Turim - Béla Tarr - 2011


20 - Ano Passado em Marienbad - Alain Resnais - 1961


19 - Apocalypse Now - Francis Ford Coppola - 1979


18 - Ran - Akira Kurosawa - 1980


17 - A Palavra - Carl Theodor Dreyer - 1955


16 - Morte em Veneza - Luchino Visconti - 1971


15 - O Discreto Charme da Burguesia - Luis Buñel - 1972


14 - O Terceiro Homem - Carol Reed - 1949


13 - Vá e Veja - Elem Klimov - 1985


12 - Videodrome - David Cronenberg - 1982


11 - Contos da Lua Vaga - Kenji Mizoguchi - 1953


10 - O Conformista - Bernardo Bertolucci - 1970


09 - Cidade dos Sonhos - David Lynch - 2002


08 - A Árvore da Vida - Terrence Malick - 2011


07 - O Sacrifício - Andrei Tarkovsky - 1986


06 - Luzes da Cidade - Charles Chaplin - 1931


05 - A Doce Vida - Frederico Fellini - 1960


04 - A Regra do Jogo - Jean Renoir - 1939


03 - Blow-up - Michelangelo Antonioni - 1966


02 - Persona - Ingmar Bergman - 1966


01 - 2001: Uma Odisseia no Espaço - Stanley Kubrick - 1968 



FG

Comentários

  1. eu só assisti Kill Bill, rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que esta lista é um bom guia pra quem gosta de cinema. Praticamente todos os gêneros foram incluídos. Alguns dos filmes são estranhos e pra quem não está acostumado com um cinema mais introspectivos, intimistas ou, em alguns casos, "porra-loca", são de difícil digestão. Se posso dar um conselho, assista sem falta "Blade Runner", "Taxi Driver", "Três Homens em Conflito" e "Um Tiro na Noite", tenho certeza que você irá gostar.
      No mais, muito obrigado por acessar meu blog, volte quando quiser e comente sempre que sentir vontade.
      Um grande abraço.

      Excluir
  2. Fala Felipão! Vi a lista antes de ler o que você escreveu lá em cima e fiquei achando que você tinha mudado sua opinião em relação a outros filmes que eu achei que estariam na lista. Fiquei me perguntando de Pulp Fiction, Laranja Mecânica, Psicose, entre outros que você me recomendou e que adorei. Falando nisso, assisti ao Django do Tarantino e acho que ele pode entrar na lista, o que você acha? Um abração e até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente muitos filmes foram excluídos por causa do critério "um por diretor", não foi o caso de "Psicose", eu cheguei a cogitar a possibilidade de inclui-lo, mas no fim acabei cortando; como dito Hitchcock infelizmente ficou de fora. Laranja Mecânica eu adoro, no entanto na lista de Stanley Kubrick muitos filmes estão à sua frente: Barry Lyndon (genial); Glória Feita de Sangue (soberbo); Doutor Fantástico (cômico e delicioso); De Olhos Bem Fechados (sombrio) e O Iluminado (assustador); além, é claro, do melhor de todos os tempos 2001; Kubrick talvez seja inigualável. Pulp Fiction é outra película que eu venero, entretanto acho Kill Bill insuperável. A respeito de Django também assisti, fiquei estupefato, o filme é simplesmente Foda, precisarei de um tempo para digeri-lo, mas tenho certeza que é um dos melhores do Taranta; o personagem de James Fox já se tornou icônico, e eu já sou fã de carteirinha do cara. Além de toda a brilhante encenação, coreografias bem construídas, ação genuinamente bem filmada e entretenimento de primeira grandeza, o filme ainda deixa uma mensagem bastante clara: se vc quiser a liberdade vá à luta, conquiste-a, exploda a casa grande; nada de esperar a justiça ou ceder a ela, enfim Django com "d" mudo é um cara ultra Foda.
      Um grande abraço Marcus, obrigado por acessar o blog e comente sempre que quiser. Até mais e um ótimo carnaval.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Camões vs. Gonçalves Dias - um duelo aos olhos verdes

Redondilha de Camões Menina dos olhos verdes Por que me não vedes? Eles verdes são, E têm por usança Na cor esperança E nas obras não Vossa condição Não é de olhos verdes, Porque me não vedes. Isenção a molhos Que eles dizem terdes, Não são de olhos verdes, Nem de verdes olhos. Sirvo de geolhos, E vós não me credes, Porque me não vedes. Havia de ser, Por que possa vê-los, Que uns olhos tão belos Não se hão de esconder. Mas fazeis-me crer Que já não são verdes, Porque me não vedes. Verdes não o são No que alcanço deles; Verdes são aqueles Que esperança dão. Se na condição Está serem verdes, Por que me não vedes? (poema retirado do livro Lírica Redondilhas e Sonetos de Camões da editora Ediouro) Olhos Verdes de Gonçalves Dias São uns olhos verdes, verdes, Uns olhos de verde-mar, Quando o tempo vai bonança; Uns olhos cor de esperança Uns olhos por que morri; Que, ai de mi! Nem já sei qual

Carta de Despedida

Sentir? Sinta quem lê! Fernando Pessoa Quando alguém ler estas palavras já estarei morto. Não foi por impulso, refleti muito, ao tomar esta decisão; percebi que o melhor não seria viver, mas desistir. Venho, através desta carta, me despedir de algumas pessoas; tenho, antes de tudo, a responsabilidade de amenizar a dor, causada por esta autônoma escolha, que infelizmente afligirá quem não a merece. Cansei de ser covarde, ao menos nesta derradeira atitude assumirei a postura obstinada e corajosa dos homens de fibra; não será por medo e nem por desesperança do futuro que abdicarei da existência, são razões bem mais simplórias que me autorizaram a colocar em prática resoluta solução; na verdade, talvez não exista razão alguma, esta será uma decisão como qualquer outra, e, portanto, será oriunda da mais depurada liberdade de meu espírito. Não quero responsabilizar ninguém, pois apenas eu, sem nenhuma influência exterior, escolhi por um ponto final nesta frase mal escrita

Narrativa Erótica

Um homem cansado fumava seu cigarro refestelado ao sofá, ouvia um pouco de jazz e não pensava em nada; Miles Davis, o inigualável músico americano, preparava seu organismo para uma vindoura noite de prazer. A atmosfera era cálida, desaconselhava as formalidades de qualquer andrajo ou vestimenta; em uma espécie de convite, o calor exortava-o à nudez. Não era belo, tampouco repugnante, tinha alguns atrativos capazes de seduzir mulheres mais liberais, apesar de magro possuía um corpo atlético, bem definido. Três baganas já pendiam sobre o cinzeiro, sua vitrola sibilava o ar com um doce almíscar sonoro de Blue in Green, criando um clima perfeito para possíveis relaxamentos sexuais . D e olhos fechados, aguardava, dentro de uma tranquilidade incomum, ansioso e apoplético; seus movimentos eram delicados, sincronizados, quase poéticos; levava o cigarro à comissura dos lábios, inspirava a fumaça para depois soltá-la, tentando criar figuras mágicas, inebriadas pela falta de pudor. A s