Pular para o conteúdo principal

Leituras para 2013




Enfim 2013, depois de escassas férias, novamente sou obrigado a conviver junto a um personagem intimo e excêntrico de minha vida, o cotidiano. Este antagonista da nossa tragédia pessoal funciona como um irmão mais velho, é chato, implicante, censura todas nossas ideias e pensamentos, e muitas vezes nos dá porrada, no entanto, no fundo, não resistimos a sua presença, basta alguns dias de afastamento para a saudade gritar, esperneando em vontades que dias atrás nos repugnava. Sofrer a mesmice é necessário, pois sem ela encontraremos apenas um claudicante vazio.

Refleti um pouco durante o período de descanso, e a dúvida que me atormentava foi respondida. Apesar de tudo, o blog continuará existindo, ao menos ele é uma ferramenta modesta de crescimento pessoal. Se ele surgiu ao acaso, sem qualquer planejamento; agora, irei inovar, traçarei algumas ineptas metas para nortear minhas leituras e textos. Não quero fazer deste espaço um diário, pois acho que confidências são muito íntimas para serem expostas em público. No último mês, todavia, esqueci as resenhas literárias, e no lugar delas expus alguns pensamentos e sensações que me afligiam; com eles descobri, aos poucos, que para criar estórias temos de estar atrelados emotivamente a elas; é mais fácil escrever, mesmo utilizando arquétipos fantasiosos, tramas que dialogam diretamente com nossos sentimentos. Inobstante, voltarei aos comentários das obras que tenho o prazer de ler, foi pra isso que criei o blog e não posso desvirtuá-lo, entretanto, quando eu quiser abraçar o ridículo, novos contos e devaneios surgirão, afinal, sou livre para me enforcar ou me flagelar na frente de todos.

Chega de esclarecimentos, não devo perder tanto tempo falando sozinho. A seguir deixarei uma lista dos livros que pretendo ler ou reler este ano. Vamos a ela:


Leituras para 2013

Os Irmão Karamazov – Fiódor Dostoiévski
O Sonho de um Homem Ridículo – Fiódor Dostoiévski
Gente Pobre – Fiódor Dostoiévski
Ilusões Perdidas – Honoré de Balzac
O Vermelho e O Negro – Stendhal
Fausto – Goethe
A Montanha Mágica – Thomas Mann
Doutor Fausto – Thomas Mann
Angústia – Graciliano Ramos
Quincas Borba – Machado de Assis
A Invenção de Morel – Adolfo Bioy Casares
Cemitério de Praga – Umberto Eco
Luz de Agosto – Willian Faulkner
O Som e a Fúria – Willian Faulkner
Algumas peças de Shakespeare
Tragédias Gregas
Laranja Mecânica – Anthony Burgess
Os sete volumes de Em Busca do Tempo Perdido – Marcel Proust
Madame Bovary – Gustave Flaubert
Os dois volumes restantes da série Millennium – Stieg Larsson
A Saga de George R. R. Martin
A Vida de Pi – Yann Martel
entre outros


Releituras para 2013

!984 – George Orwell
A Insustentável Leveza do Ser – Milan Kundera
A Imortalidade – Milan Kundera
Dom Casmurro – Machado de Assis


Sei que este planejamento não será cumprido, durante o ano sentirei vontade de ler outros livros, e, portanto, provavelmente 12 meses serão insuficientes para alcançar as metas propostas. A lista é apenas uma diversão, mas, com tempo, além de ler as obras, elas estarão presentes nas prateleiras de minha biblioteca pessoal.

Quais os motivos de publicar esta postagem? Não sei, talvez seja um anúncio de recomeço.

Tchau e até breve.

FG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Camões vs. Gonçalves Dias - um duelo aos olhos verdes

Redondilha de Camões Menina dos olhos verdes Por que me não vedes? Eles verdes são, E têm por usança Na cor esperança E nas obras não Vossa condição Não é de olhos verdes, Porque me não vedes. Isenção a molhos Que eles dizem terdes, Não são de olhos verdes, Nem de verdes olhos. Sirvo de geolhos, E vós não me credes, Porque me não vedes. Havia de ser, Por que possa vê-los, Que uns olhos tão belos Não se hão de esconder. Mas fazeis-me crer Que já não são verdes, Porque me não vedes. Verdes não o são No que alcanço deles; Verdes são aqueles Que esperança dão. Se na condição Está serem verdes, Por que me não vedes? (poema retirado do livro Lírica Redondilhas e Sonetos de Camões da editora Ediouro) Olhos Verdes de Gonçalves Dias São uns olhos verdes, verdes, Uns olhos de verde-mar, Quando o tempo vai bonança; Uns olhos cor de esperança Uns olhos por que morri; Que, ai de mi! Nem já sei qual

Carta de Despedida

Sentir? Sinta quem lê! Fernando Pessoa Quando alguém ler estas palavras já estarei morto. Não foi por impulso, refleti muito, ao tomar esta decisão; percebi que o melhor não seria viver, mas desistir. Venho, através desta carta, me despedir de algumas pessoas; tenho, antes de tudo, a responsabilidade de amenizar a dor, causada por esta autônoma escolha, que infelizmente afligirá quem não a merece. Cansei de ser covarde, ao menos nesta derradeira atitude assumirei a postura obstinada e corajosa dos homens de fibra; não será por medo e nem por desesperança do futuro que abdicarei da existência, são razões bem mais simplórias que me autorizaram a colocar em prática resoluta solução; na verdade, talvez não exista razão alguma, esta será uma decisão como qualquer outra, e, portanto, será oriunda da mais depurada liberdade de meu espírito. Não quero responsabilizar ninguém, pois apenas eu, sem nenhuma influência exterior, escolhi por um ponto final nesta frase mal escrita

Narrativa Erótica

Um homem cansado fumava seu cigarro refestelado ao sofá, ouvia um pouco de jazz e não pensava em nada; Miles Davis, o inigualável músico americano, preparava seu organismo para uma vindoura noite de prazer. A atmosfera era cálida, desaconselhava as formalidades de qualquer andrajo ou vestimenta; em uma espécie de convite, o calor exortava-o à nudez. Não era belo, tampouco repugnante, tinha alguns atrativos capazes de seduzir mulheres mais liberais, apesar de magro possuía um corpo atlético, bem definido. Três baganas já pendiam sobre o cinzeiro, sua vitrola sibilava o ar com um doce almíscar sonoro de Blue in Green, criando um clima perfeito para possíveis relaxamentos sexuais . D e olhos fechados, aguardava, dentro de uma tranquilidade incomum, ansioso e apoplético; seus movimentos eram delicados, sincronizados, quase poéticos; levava o cigarro à comissura dos lábios, inspirava a fumaça para depois soltá-la, tentando criar figuras mágicas, inebriadas pela falta de pudor. A s