Pular para o conteúdo principal

A Flauta



Certa manhã mamãe me presenteou com uma flauta de madeira, disse-me para viajar pelo mundo para aprender a arte do instrumento, recomendando que sempre tocasse músicas alegres, puras, luminosas e inocentes; pois dessa forma todos os lugares, vidas e pessoas retribuiriam minha felicidade com vastos sorrisos e os melhores augúrios. Fiz o que mamãe pediu, e ao me despedir dela prometi que minhas canções flertariam apenas com o júbilo da beleza etérea e do amor digno e magnânimo.

Quando sai em busca do mundo, de início deparei-me com o conhecido; os bosques, as montanhas, animais, flores e árvores, todos iluminados pela claridade mais viva, eram vetustos amigos que sempre me aconselhavam a manter o espírito depurado e munificente. Ao lado deles tinha os melhores pensamentos, e foi em regojizo, sob o pé de uma imensa jabuticabeira frondosa, que me permiti, após longa caminhada, meu primeiro descanso. Confortavelmente refestelada na sombra calma e tranquila e logo depois de saborear as deliciosas frutinhas pretas, tentei soprar, com todo o meu fôlego, minha nobre flauta; queria aprender as canções alegres que prometera a mamãe. Meu esforço incontido, meu anseio de perseverança e meu semblante risonho e obstinado chamaram a atenção de um pássaro multicolorido.

- O que tentas fazer, adorável criatura? - perguntou-me o pássaro

- Quero aprender a tocar as canções mais belas sobre a natureza, sobre os cálidos raios de sol, a brisa fresca do vento, o farfalhar das folhas, sobre o contato úmido, agradável e suave da terra com o meu corpo; também quero aprender a tocar o afeto, as amizades e os laços puros e inocentes que permeiam todo o universo conhecido e que devem permear tudo aquilo que desconheço - respondi ao pássaro.

- Se queres aprender tudo isso, posso te ajudar; todas estas canções eu conheço, e a julgar pelo seu rosto delicado, honroso e feliz, tenho certeza que conseguirei ensiná-la - disse o pássaro convicto de suas palavras.

- Ficarei muito agradecida, se me ajudares a transformar meu espírito em música; prometi a mamãe que viajaria pelo mundo para aprender tudo o que é belo, puro e inocente.

Depois de alguns meses vivendo com o pássaro, ele me ensinou o que sabia. Ao lado dele julgava ter conhecido toda a beleza dessa nobre arte afeita a agradar os ouvidos. Com todo aquele conhecimento apreendido resolvi partir. Informei ao pássaro que continuaria a viajar pelo mundo para executar a inefável felicidade que aquelas canções propagavam. No entanto, asseverei que voltaria para tocarmos juntos oblações à nossa amizade.  

Ainda sob o calor do sol, e de volta a minha caminhada, parei ao lado de um azulado lago para me refrescar e saciar minha sede. Feito isso comecei a tocar a flauta. Quando tocava percebi a aproximação de um boto avermelhado, ele escutava a minha música e parecia alegra-se.

- Suas canções são tão belas; ao escutá-las meu corpo parece ser conduzido à felicidade. Dancei, rodopiei e fiz as mais genuínas coreografias no fundo da água ouvindo sua música - balbuciou o boto depois de submergir chistoso.

- Aprendi para homenagear a natureza e toda a realidade verdadeira a minha volta - respondi esboçando um imenso sorriso.

- Você também toca sobre o amor? Conhece a pureza e a inocência do sentimento romântico?

- Conheço todas as coisas belas, e dentre elas o amor é o que mais me exorta à felicidade; no entanto, apesar de saber muito sobre os afetos e as amizades, ainda não experimentei qualquer matiz que insinuasse um romance verdadeiro. Estou viajando pelo mundo e seria honroso vivenciar esse nobre sentimento - respondi.

Ele, o boto, ao ouvir minhas palavras, me olhou com tanto respeito, dignidade e carinho, que eu não pude deixar de observar sua pele pujante e cheia de brilho. A cada instante, após minha revelação, ela adquiria contornos ainda mais rubros; o vermelho daquele rosto parecia se incendiar, e toda aquela transformação era quase um sinal metafísico de um iminente encontro amoroso.

- Tu, entre todas as criaturas que se aproximaram do meu lago, és a mais bela e inefável; seu rosto, boca, olhos e ouvidos nasceram para transmitir beleza; sua música é apenas o reflexo disso. Antes de vê-la e escutá-la, me julgava um grande amante; agora, contudo, apercebo-me o maior de todos os apaixonados. Quero ficar estático, apreciar todos os centímetros de pureza e anunciação que esta ascese amorosa por hora me transmite. Quero renunciar todos os prazeres do mundo para preparar meu organismo para uma nova consubstanciação; e, se me permitires, quando estiver pronto, quero fazer desse amor que nutro por ti meu único e verdadeiro prazer, meu único e verdadeiro anseio, meu único e verdadeiro objetivo. Quero ensiná-la a nadar, a chegar ao fundo do lago, a descansar sobre as águas, a desfrutar os prazeres do amor romântico. Quero que se apaixone por mim e viva, neste novo ambiente, ao meu lado. E quando o amor brotar do seu âmago, quero que toque, toque inadvertidamente bela, inadvertidamente apaixonada - gritou o boto em chamas úmidas de contato d'água.

Sem dizer nada e extremamente envolvida pelo discurso daquele animal apaixonado, coloquei meus pés na superfície do lago. A água era fria e meu corpo ainda não estava acostumado ao novo. Mesmo assim criei coragem, deixei a flauta sobre um imenso rochedo, e me joguei, de braços abertos, sobre o boto. O início foi doloroso, estranho; senti muito temor de morrer afogada ou de ser iludida pelas falsas promessas de meu primeiro amante; mas, logo tudo ficou lindo, aprendi a nadar, a mergulhar bem fundo, a colher flores na superfície; também aprendi várias piruetas e coreografias aquáticas; aprendi sobre o amor, a paixão, o romance, e, em pouco tempo, tudo aquilo virou mote principal das minhas canções. Tocava todas as tardes em homenagem ao meu sentimento, em homenagem ao meu boto.

Mais de um ano se passou e eu já tinha amado tudo. O boto me ensinou muito sobre a beleza do amor e sobre a felicidade depurada de um grande romance. Certo dia, no entanto, resolvi partir; disse ao boto que continuaria minha viajem pelo mundo para tocar não só sobre a natureza, as amizades e afetos, mas principalmente sobre o amor, o nosso amor. Também disse que em breve voltaria, para vivermos mais dias felizes como aqueles de outrora.

Quando parti, o sol já não brilhava como antes; o ambiente parecia seco, quase desértico. Encontrei novas paisagens, lugares lôbregos e frios. Me escondi dos perigos, queria salvaguardar a delicadeza de todas as minhas experiências passadas. Encontrei, pelo caminho, ratos, porco-espinhos, cobras e muitas aranhas; tive medo, entrei várias vezes em pânico; mas, sempre que podia, tocava as canções que carregava dentro de mim.

Durante muitos dias fui obrigada a andar sobre a escuridão absoluta, não sabia mais o caminho de volta e me sentia completamente perdida. Nesta desventura nefanda encontrei uma criatura que me ofereceu esteio. Era um corvo, um corvo negro com o olhar sanguíneo. Ele estava na soleira de um barco vazio e parecia me esperar. Quando me aproximei ele perguntou se gostaria de seguir viagem em sua embarcação; assenti, apesar do medo e da dor pressentida.

Viajamos silentes horas a fio; percorremos pântanos imundos, cidades devastadas em praga, lugarejos sombrios. Todo aquele tempo não tive vontade de tocar, seria contraditório esmiuçar a felicidade em locais tão devastados pela miséria e desespero. Apesar disso, o corvo, ao perceber meu instrumento, pediu canções. Toquei, toquei tudo que sabia, e, não obstante a beleza das experiências vividas, não consegui traduzir em arte meu espírito, nem convencer o corvo da apurada habilidade dos meus exercícios musicais. Depois do fracasso, a criatura negra que conduzia o barco olhou pra mim e me pediu a flauta emprestada. Ele tocou, e suas canções eram álgidas, ignóbeis, torpes e tristes; não eram alegres e nem insinuavam felicidade; elas tinham peso, raiva, solidão e, apesar disso, eram belas, verdadeiras, artísticas, indescritivelmente artísticas. Após entrar em contato com aquela arte ladina, melancólica e viva; percebi que nada sabia sobre o mundo, que nada sabia sobre a vida.

Nossa viagem de barco foi longa; neste tempo, o corvo me ensinou sobre os pecados da carne, sobre a perfídia dos pensamentos verdadeiros, sobre as dores, as tristezas; também me ensinou várias canções de morte. Era ela a genuína responsável pela arte, era ela que dava sabor a vida, era ela que materializava toda a realidade. Com o corvo aprendi que a vida e a morte não se diferenciavam, faziam parte da mesma substância inexpugnável e ao mesmo tempo singela.    

O corvo, apesar de ser um grande artista, transmitia a cada palavra, música ou movimento a mais absoluta empáfia; ele era orgulhoso, vaidoso, ímpio e individualista. Acreditava no amor, mas pra ele este sentimento só fazia sentido quando morto; aliás, sempre dizia que tudo precisava do elemento morte para ser composto; ela, a morte, era a única responsável pela produção artística. Aos poucos, como uma sequaz, fui me convencendo da sabedoria do mestre. Compus, ao lado dele, grandes elegias ao amor, à natureza, às amizades e afetos; minhas antigas odes foram esquecidas, e minha arte, muito mais bela, original e madura, parecia completa.

Certa noite o corvo sumiu, me deixando sozinha. Fiquei por alguns minutos desesperada, quase louca; como continuaria minha viagem sem a presença, conselhos e ensinamentos do meu mestre? Como viveria sozinha? Naquele momento meu corpo e espírito eram apenas medo. Queria voltar aos bosques e abraçar mamãe; queria voltar a ouvir a voz amigável e suave do pássaro multicolorido; queria reencontrar o aconchego do meu amado boto; no entanto sabia que tudo isso era passado, que tudo isso já estava sepultado e morto. Meu caminho era seguir em frente, dar vazão a todo o som e a toda a fúria daquela intumescência interna que dilacerava meus sentidos; compor sobre o ódio das bacantes, sobre a tristeza dos desalmados, sobre a insignificância da vida. Pensei em me matar, me lançar ao rio turvo que conduzia o meu barco à deriva; mas já estava morta, tudo já estava morto e o suicídio seria apenas uma atitude ridícula. Sem saber como proceder, percebi que a música era o todo.

Sozinha no barco, tive tempo de aperfeiçoar minhas composições; me transformei na maior de todas as artistas. Fiz sinfonias aos prazeres terrenos, aos miasmas do egoísmo humano, ao caráter torpe que nos conduz às grandes decepções; escrevi funerais para homenagear a morte, éclogas para sepultar pastores e madrigais jactantes e promíscuos.

Afeita de toda a morte e toda a vida, decidi deixar o barco. Foi com esperada surpresa que notei nas minhas costas um par de enormes asas negras. Utilizando-me da minha nova vantagem anatômica, voei sobre as águas soturnas do rio. Durante o voo, compreendi, depois de longo período de sofisticação individualista, que o corvo era eu.

FG                    

Comentários

  1. bela história!! buscar, caminhar, descobrir... td o q nos impulsiona... viver o desconhecido... e aprender sempre... até conseguir apurar os sentidos e olhar além das aparências... Não se contentar... arriscar... coragem...

    ResponderExcluir
  2. bela história!! buscar, caminhar, descobrir... td o q nos impulsiona... viver o desconhecido... e aprender sempre... até conseguir apurar os sentidos e olhar além das aparências... Não se contentar... arriscar... coragem...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Camões vs. Gonçalves Dias - um duelo aos olhos verdes

Redondilha de Camões Menina dos olhos verdes Por que me não vedes? Eles verdes são, E têm por usança Na cor esperança E nas obras não Vossa condição Não é de olhos verdes, Porque me não vedes. Isenção a molhos Que eles dizem terdes, Não são de olhos verdes, Nem de verdes olhos. Sirvo de geolhos, E vós não me credes, Porque me não vedes. Havia de ser, Por que possa vê-los, Que uns olhos tão belos Não se hão de esconder. Mas fazeis-me crer Que já não são verdes, Porque me não vedes. Verdes não o são No que alcanço deles; Verdes são aqueles Que esperança dão. Se na condição Está serem verdes, Por que me não vedes? (poema retirado do livro Lírica Redondilhas e Sonetos de Camões da editora Ediouro) Olhos Verdes de Gonçalves Dias São uns olhos verdes, verdes, Uns olhos de verde-mar, Quando o tempo vai bonança; Uns olhos cor de esperança Uns olhos por que morri; Que, ai de mi! Nem já sei qual

Carta de Despedida

Sentir? Sinta quem lê! Fernando Pessoa Quando alguém ler estas palavras já estarei morto. Não foi por impulso, refleti muito, ao tomar esta decisão; percebi que o melhor não seria viver, mas desistir. Venho, através desta carta, me despedir de algumas pessoas; tenho, antes de tudo, a responsabilidade de amenizar a dor, causada por esta autônoma escolha, que infelizmente afligirá quem não a merece. Cansei de ser covarde, ao menos nesta derradeira atitude assumirei a postura obstinada e corajosa dos homens de fibra; não será por medo e nem por desesperança do futuro que abdicarei da existência, são razões bem mais simplórias que me autorizaram a colocar em prática resoluta solução; na verdade, talvez não exista razão alguma, esta será uma decisão como qualquer outra, e, portanto, será oriunda da mais depurada liberdade de meu espírito. Não quero responsabilizar ninguém, pois apenas eu, sem nenhuma influência exterior, escolhi por um ponto final nesta frase mal escrita

Narrativa Erótica

Um homem cansado fumava seu cigarro refestelado ao sofá, ouvia um pouco de jazz e não pensava em nada; Miles Davis, o inigualável músico americano, preparava seu organismo para uma vindoura noite de prazer. A atmosfera era cálida, desaconselhava as formalidades de qualquer andrajo ou vestimenta; em uma espécie de convite, o calor exortava-o à nudez. Não era belo, tampouco repugnante, tinha alguns atrativos capazes de seduzir mulheres mais liberais, apesar de magro possuía um corpo atlético, bem definido. Três baganas já pendiam sobre o cinzeiro, sua vitrola sibilava o ar com um doce almíscar sonoro de Blue in Green, criando um clima perfeito para possíveis relaxamentos sexuais . D e olhos fechados, aguardava, dentro de uma tranquilidade incomum, ansioso e apoplético; seus movimentos eram delicados, sincronizados, quase poéticos; levava o cigarro à comissura dos lábios, inspirava a fumaça para depois soltá-la, tentando criar figuras mágicas, inebriadas pela falta de pudor. A s